Vestuário no tempo de Jesus

As pessoas simples, do povo, no séc. I, tinham uma túnica feita de lã ou uma pele de ovelha. A peça de roupa entrava pela cabeça e cobria o corpo todo até aos pés.
Só os nobres e ricos possuíam bons e nobres tecidos e agasalhavam-se com vestes mais quentes.

O que nós precisamos para representar a Paixão de Jesus é de uma túnica, simples, de cor (castanho, verde, azul, preto, laranja, etc). Só Jesus deve vestir de branco. O Sacerdote, para além da túnica, deverá cobrir-se com um manto, pois é uma personagem com prestígio na sociedade de Jesus.
O decote da túnica pode ser em bico ou em redondo, suficientemente larga para quem a veste meter facilmente a cabeça. Podem colocar um pequeno fecho eclair, se o desejarem. O cinto é feito com um resto de tecido, que pode ser da mesma cor da túnica; pode ser estreito ou em género de faixa.
Obrigado aos alunos pela disponibilidade e entusiasmo com que aceitaram esta proposta e muito obrigado aos pais (em especial as mães) que vão fazer as vestes. No final de Eucaristia, podemos oferecer as vestes à paróquia e, assim, nos próximos anos teremos o material necessário para estas representações.

Sem comentários:

Enviar um comentário